Em 12 de Janeiro de 2008 foi fundada a Associação dos Ferradores do Brasil "AFB" por vários ferradores que compartilhavam de necessidades comuns.

AFB tem como objetivo de seu trabalho melhoria da qualidade técnica, profissional e de vida dos ferradores associados.

AFB neste período de sua existência vem trabalhando no processo educativo de seus associados, elevando e aprofundando o conhecimento em anatomia, biomecânica e fisiologia em equideos, como aprimoramento na habilidade em confecção de ferraduras, elevando a técnica na preparação de casco e no ferrageamento, atravéz de clínicas e palestras com ferradores de alto nível, nacional e internacional.

AFB desenvolveu um processo de certificação profissional e voluntário, tendo eles dois niveis:
Ferrador Certificado e Ferrador Certificado Graduado, nestes  niveis o ferrador candidato é submetido a uma série de testes:
Escrita, oral e prática, sendo seriamente avaliado por ferradores internacionais.

O Ferrador Certificado tem conhecimento pleno para executar um bom serviço de ferrageamento.

O Ferrador Certificado Graduado tem conhecimento aprofundado para realizar um ótimo serviço de ferrageamento, bem como em casos de necessidades terapêuticas e ortopédicas.

A certificação profissional foi desenvolvida com base em programas de sucesso e respeito por todo meio equestre internacional, como American Farriers Association e Worshipful Company of Farriers of Great Bretain.

AFB pela alta qualidade do ferrageamento executado por seus associados, especialmente os Ferradores Certificados e Certificados Graduados vem  conquistando a credibilidade da comunidade de ferradores e do meio equestre do Brasil.

 

Todos os direitos reservados @ Associação dos Ferradores do Brasil